terça-feira, 27 de maio de 2008

Nossa Senhora e a Cigana


Tradução literal e irretocável de Marciano da Fonseca Machado

A cigana:Deus seja contigo, querida senhora, te dê conforto, te dê ânimo!
Bem-vindo a ti bom velhinho, com tua criança, tão linda de ver!
Nossa Senhora:Irmã, neste lugar solitário, alegre estou de ver teu rosto!
Deus perdoa todo o teu pecado, E planta sua graça dentro de tua alma.
A cigana:
Pela sua aparência eu entendo que sois estrangeiros nesta terra, procurando abrigo para a noite, senhora, não gostaria de apear?
Nossa Senhora:
Ó, minha irmã! Essa doce palavra é a primeira que nós ouvimos!
Deus te recompensa lá do alto, por tua cortesia e amor!
A cigana:
Ó, apeie minha querida Senhora!
Algo em ti parece divino!
Deixa-me ¾ por um momento, pegar em meus braços teu menino iluminado!
Nossa Senhora:
Nós viemos de Nazaré até aqui, pelos caminhos, apressados e temerosos,
Cansados, perdidos em terra estranha, ainda não encontramos abrigo.
A cigana:
Embora eu seja uma pobre cigana, ainda assim, gostaria de ajudar, esta minha casa eu te ofereço, embora não seja um lugar para ti.
Nossa Senhora:
Deus seja louvado eternamente pelo conforto que envia!
Irmã, tu és realmente bondosa, e tuas palavras consolam meu coração.
A cigana:
Se não é como tu mereces, ainda assim espero que possa servir; como posso eu, tão pobre e mesquinha tratar com zelo uma rainha?
Aqui eu tenho um estábulo onde podes deixar o jumento:
Há palha, trarei algum feno; todos podem, seguros, descansar até o dia.
Pai, tu deves estar muito cansado; vejo que, apressado, vieste a pé; andaste por todo país, por longas trezentas milhas ou mais.
Encantadora é a criança, de ver, mais que um artista poderia pintar.
Nada em ti pode se comparar, mãe e filho, ambos tão belos.
Agora, tendo fugido de Belém; ainda vejo-te pálida de temor e ansiedade.
Senhora, não há nada a temer;
Herodes não pode alcançá-los aqui.
Senhora, me agradaria muito se pudesse ler tua sorte: desde os dias mais remotos minha raça advinha o futuro.
Contudo, com tudo que minha arte pode fazer,não posso dizer-te nada de novo; pois, em tua doce face brilha sabedoria bem maior que a minha...
Ah! toda esta alegria é grandiosa!
Meu pobre coração carrega o peso.
Coisas maravilhosas meus olhos contemplam...
Deus te escolheu desde a eternidade!
Deus te escolheu para enfrentar tua missão.
Sempre santa, imaculada, pura.
E na terra te concedeu, a graça de ser a Mãe de Deus.
Joaquim e Ana, sua esposa, foram teus pais nesta vida.
Tu, minha senhora, eu chamarei MARIA, o nome mais doce de todos!
Ao Templo eles te levaram, uma criança e te deixaram lá; onde tu, por mais de um dia, comeste, dormiste, leste e rezaste.
Até que encontraram para ti um noivo, José, santo, puro, e bom:
Que por milagre de Deus, flores brotaram em seu cajado.
Mas o nascimento desta criança ocorreu, pela graça do Espírito Santo;
tu és mãe... mas eu sei, que aqui embaixo não tem pai.
Tu sabes que Deus um dia poria em nossa argila mortal, sobre ti, na Terra e no Céu, somente tal graça foi dada.
Deus enviou a ti o seu anjo, Gabriel, que veio com a mensagem, tu estavas só em teu quarto, quando ele cumpriu a missão.
“Cheia de graça”, disse Gabriel,
“Rainha do Céu, hoje tu és! O Senhor estará sempre contigo, abençoada Maria, salve!”
Assim que seu discurso começou, tua alma ficou perturbada, Maria, lança fora teu receio, Deus é que me enviou até aqui.
Tu serás uma virgem mãe, por tua grande humildade, darás á luz a um filho que, libertará toda a terra.
Tu, em humilde adoração curvaste, para o anjo deste consentimento.
Eu sou uma serva do Senhor, aguardo sua vontade:que eu cumpra todas as suas palavras.
Quando se cumpriu o tempo destinado, Senhora, tu deixaste tua casa;tu e José, com muita tristeza, partiram para a cidade de Belém.
Lá não encontraste abrigo, casa, ou teto de nenhuma espécie:
Reparaste numa gruta...Senhora, amada, que fizeste lá?
Que lugar para passar a noite! Sem leito, ou fogo, ou luz.
No chão tu deste a luz; além disso era úmido e frio.
Nesse albergue tão incômodo, à meia-noite ele nasceu;essa doce criança, cujo nascimento maravilhoso, há longo tempo era aguardado na terra.
Tu o adoraste, enquanto tuas mãos o envolviam em faixas de linho.
Então o colocaste sobre o feno, entre o boi e o jumento, deitado.
Na manjedoura!... bela Senhora, não foi como eu declaro?
Em tal noite de alegria serena.
Nunca antes jamais vista na terra
Pois à meia-noite refulgiu tal luz, todos os homens se maravilharam ante tal visão
Cristo nasceu, e a guerra afasta e ele traz a paz a todos corações.
Os pastores se apressaram em adorar enquanto trazem humildes presentes e diziam a todos ao longo do caminho:
Cristo, o senhor, hoje nasceu.
Agora, Senhora de bom coração...tu és cheia de ternura...
Rogo-te, deixe-me admirar meu redentor, teu filho querido.
Nossa Senhora: Rogo a ti, caro esposo, dá-me aqui, de teus braços, meu querido menino; quando a cigana o puder ver, ela lerá também sua sorte.
Este é teu Deus, minha irmã, vê: coração e alma e vida para mim!
Olha sua doce face, com carinho; toda alegria do céu está ali.
Deus é seu pai e ele é semelhante a Deus em majestade.
Embora como homem e filho meu, por sua cortesia divina.
O redentor vindo do alto, veio à Terra por amor aos pecadores!
Para sofrer muito aqui, e nós junto com ele ficaremos aflitos.
A cigana:Oh!, que criança divina!
Senhora, todo meu coração arde de amor ao vê-lo:embora eu seja uma criatura pecadora!
Seu nome é Jesus, sorte tenebrosa têm os que não o amam.
A seus pés se curvam os pecadores, mais do que eu faço agora.
Feliz sorte hoje foi a minha de encontrá-lo em meu caminho!
Vai! Meu coração gritou no peito: saiam!
E não pude descansar.
Desde que Deus me destinou para ser leitora de sorte, senhor, não recuse meu pedido,põe tua mãozinha sobre a minha.
Nada eu invente ou faça, das palavras que me diz o coração
.Ó, prepare-se, mãe querida, para ouvir coisas tristes e trágicas!
Após alguns anos passados, Jesus dirá a São João¾ Nas águas do rio Jordão; por ti, quero agora ser batizado.
Após isto, por mais um dia, ele ficará no deserto.Jejuando, nesse lugar tenebroso.
Não provando nem pão, nem vinho.
Satanás o tentará persuadir, a transformar pedras em pão.
Mas, logo pelo poder de Deus, será confundido e posto a correr.
Cristo entrará pelo portão de Jerusalém, com pompas.
Ramos e palmas seus seguidores trazem hinos e salmos de louvor eles cantam.Mais tarde, Ele, o senhor de todos, chamará seus doze apóstolos,todos pelo amor e piedade, a participar de sua última ceia.
E, enquanto todos aguardam, reverentes,Ele consagrará o pão: isto, dirá o Senhor do Céu: é meu corpo, a vocês oferecido.
Por uma palavra de poder, o vinho se transformará em sangue divino.
Nunca a Terra viu tais maravilhas, como seu poderoso amor pode fazer!
Quando ao findar o sacramento (de seus atos terrenos, o último) o amor o obrigará a dar toda a sua vida, para que o homem viva.
Subindo em seu caminho para orar em um jardim,curvado pelo sofrimento, e todos afastado, com imensa angústia em seu peito. Nessa noite de agonia, Judas trairá o seu senhor; por apenas trinta moedas de prata pelo seu pecado grave.
Então os judeus o cercarão; eles, que tristeza, o levarão amarrado.
Aos tribunais, mais de um, como se ele tivesse feito algum mal! Por um Pilatos relutante, Eleserá sentenciado, afinal, para agradar aos judeus, que gritam,que carregue sua cruz e morra!
Essa criança doce, todas as orações em vão, deve morrer diante dos teus olhos,numa cruz tu o verás...
Ó querida criança, por que deve ser assim?
Até que passe esse dia de tormento, morto branco e parado enfim,em teus braços, com lágrimas e dor, eles irão depor teu filho de novo.
Com que lágrimas e soluços amargos tu o ocultarás a teus olhos,num túmulo que alguém emprestará... e com isto, findarão teus sofrimentos.
Ouça mãe, cheia de dor, ora para o alívio de nossas almas! Deus foi teu Pai, e tu de seu filho, és agora Mãe.
Tu és a esposa do Espírito Santo, glorificada sobre todas as criaturas e tu foste feita tão gloriosa, para nosso consolo e nosso auxílio.
É bastante, tu estás cansada,Senhora, mas antes que partamos sobre esta pobre cigana, peço dá uma esmola, se eu puder pedir-te.
Prata não pedirei, nem ouro; embora toda riqueza tua mão retém Estrela de Luz pois em teu peito Cristo, o onipotente, repousa.
Concede-me por tuas preces, ganhar o arrependimento para o meu pecado,que minha alma possa em breve ou mais tarde penetrar naquele portão celestial.
Asséde Paiva