quarta-feira, 28 de maio de 2008

CRIANÇAS CIGANAS


O nascimento de uma criança para os ciganos tem um significado que transcende a simples perpetuação a espécie ou coisas comuns como a personificação do amor.
Para os ciganos, o nascimento de uma criança simboliza o renascimento da esperança em todos os sentidos, não apenas para o povo cigano, mas para o mundo tudo.
Uma criança está além da sua origem, isto é, de seu pai e de sua mãe, muito embora o conceito de família e de tribo seja muito forte entre os ciganos.
Uma criança é parte da renovação do mundo e, por isso, não pode ser limitada de forma alguma.
O amor é a lição número um dos pais ciganos a seus filhos.
O amor à raça, às tradições, aos irmãos, à tribo e ao país que os acolhe é sempre muito bem dimensionado e nenhum cigano vive seu dia-a-dia sem ter em mente o conceito maior de que não está só, mas que é parte de um povo orgulhoso, que desempenhou e desempenha um papel muito forte e significativo na História.
Assim, uma criança cigana é um universo em si mesma e, ao mesmo tempo, parte de uma galáxia ainda maior, concentrada em unir seus elementos mais dispersos num só sentido.
O mistério e a mística cigana se inicia quando nasce mais um cigano e, a partir daí, não existe mais limites para ela.
PARA QUANDO NASCE UMA CRIANÇA
Uma criança, para os ciganos, simboliza a perpetuação, a renovação e a multiplicidade, pois jamais uma deve ser como a outra e a soma de todas elas é que dará o verdadeiro sentido dessa palavra tão simples no seu contexto, mas tão importante no seu significado final.
Jamais uma criança cigana será tratada como se fosse mais uma, pois cada uma é diferente e em cada uma delas reside a esperança da chegada de um Rei que, para muitos, se concretizou com a chegada de Cristo.
Embora o assunto possa ser polêmico, não existe discussão a respeito, pois cada cigano sabe que a sua opinião jamais será a única e definitiva.
É cultural e aceito com naturalidade.
Assim, quando nasce uma criança, quem a visita leva um presente útil e um presente simbólico, este representado numa fita que, em função de sua cor, de sua largura e de seu comprimento, jamais será igual a uma outra.
Observação:
O conceito de presente útil reside no fato de que, ao recebê-lo, a criança pode começar a usá-lo imediatamente, sem a necessidade de maiores preocupações.
PARA UM FUTURO SEGURO
Segundo os ciganos, cada criança que nasce, tem o seu destino e isso não pode ser mudado mas, pelo contrário, incentivado, pois cada uma delas pode significar a solução que todos nós vimos procurando.
Assim, a cada nascimento, a palavra-chave é a esperança de um novo tempo e de uma mudança.
Mudança na qual os ciganos depositam toda a sua esperança.
O dia da semana de cada criança que nasce é muito importante e deve ser celebrado de modo especial.
Para isso, existe uma convenção para cada dia, coisa que deve ser seguida sem maiores preocupações, porque o que está em jogo é o futuro da criança e não de seus pais.
Para isso, conforme o dia do nascimento, é providenciado um talismã de ouro, posto em seu pescoço pela madrinha, com um colar no mesmo metal.
São os seguintes esses talismãs, conforme o dia do nascimento de cada criança:
Se for do sexo masculino:
01 - uma flor 02 - uma âncora 03 - uma seta 04 - um machado
05 - um morcego 06 - uma abelha 07- um sino 08 - uma ave
09 - uma borboleta 10 - um castelo 11 - um gato 12 - uma espiga de trigo
13 - uma romã 14 - uma cornucópia 15 - uma concha 16 - uma lua crescente
17 - uma lua minguante 18 - uma lua nova 19 - uma lua cheia 20 - uma cruz
21 - uma coroa 22 - um cão 23 - uma pomba 24 - um dragão
25 - uma águia 26 - um olho 27 - um leque 28 - uma pena
29 - uma flor 30 - um sapo 31 - um gafanhoto
Se for do sexo feminino:
01 - uma mão 02 - um martelo 03 - um coração 04 - uma ferradura
05 - uma chave 06 - uma folha 07 - um cogumelo 08 - uma fênix
09 - um abacaxi 10 - um arco-íris 11 - um escaravelho 12 - uma serpente
13 - uma concha 14 - uma aranha 15 - uma espada 16 - uma lança
17 - um punhal 18 - um raio 19 - uma tocha 20 - uma tartaruga
21 - um abutre 22 - uma jóia 23 - um círculo 24 - um quadrado
25 - uma onda 26 - um copo 27 - um vaso 28 - uma caixa
29 - um sol 30 - uma lua crescente 31 - um pé
PARA SER UM LÍDER
A liderança entre os ciganos se processa naturalmente.
Eleições e disputas pelo poder são coisas que valorizam sobremaneira, mas tudo isso ocorre sem orgulho próprio e sem vaidades, com a preocupação única de servir dentro das limitações de cada um.
A gestação de uma criança é uma promessa de salvação de toda a humanidade e, como o cigano considera seu país o mundo todo, é fácil entender o motivo da importância data ao assunto. Cada criança futura é um líder salvador futuro.
Essa esperança alimenta não apenas os ciganos, mas cada um de nós.
Por isso, cada mês de gestação entre os ciganos tem uma importância especial. O ventre da mulher é considerado sagrado e deve ser protegido de forma especial para que o fruto nele contido seja especial.
E isso deve ser feito das seguinte forma"
Primeiro mês: o ventre deve ser constantemente banhado com água ou substâncias naturais líquidas como a lama e o suco de diversas frutas como o coco e a cana-de-açúcar.
Segundo mês: este é o mês do fogo e além de manter o ventre exposto ao sol o máximo possível, à noite, antes de dormir, acender uma vela de cor diferente a cada dez dias.
Terceiro mês: o ar livre deve ser oferecido à criança em gestação e, para isso, a mãe deve se voltar na direção de cada um dos pontos cardeais, deixando que o vento que vem de lá deslize pelo seu ventre e envolva a criança que ela traz consigo.
Quarto mês: chegou o momento de pôr a criança em contato com a terra, já que a água tem sido seu elemento, mas será na terra em que ela concretizará sua missão. Uma das maneiras mais ternas é simplesmente se sentar e pôr terra no ventre, de forma que deslize na pele, ensinando a criança a o segredo da fertilidade.
Quinto mês: agora é preciso ensinar a lição da pedra ao seu filho ou a sua filha. Para isso, toda sorte de pedra, mineral, metal ou cristal que encontrar, encoste no seu ventre, um pouco abaixo do umbigo, deixando ali até que aqueça ligeiramente. É o bastante para que seu bebê aprenda a lição do mês.
Sexto mês: este é o mês especial da madeira, das plantas e dos vegetais em geral. Coloque contra seu ventre, um pouco à direita do umbigo, tudo que for vegetal, como flores, folhas, troncos, caules e raízes. Permita que a criança entre em contato com o mundo vegetal. Verá como existe uma semelhança muito grande entre uns criança e uma planta nesse momento. Sétimo mês: é chegada a hora de você começar a purificar o seu corpo para receber a nova criatura que poderá ser aquela que vai redimir definitivamente a todos nós. Para tanto, habitue-se a amornar água numa panela de ferro, acrescentando um punhado de sal grosso para cada três litros de água.
Oitavo mês: é o momento da luz. Durante todo o mês, mantenha ao seu lado, à noite, quando for dormir, uma vela branca acesa. Ela será o farol que vai guiar seu filho ou sua filha ao seu destino no mundo.
Nono mês: tente ficar o máximo possível em contato com metais como o ouro, a prata, o cobre, o bronze e a platina. Ao mesmo tempo, tenha pedras, jóias de todos os formatos e cores para friccionar levemente seu baixo ventre, ensinando sua criança a não se deslumbrar com o brilho que é a perdição do mundo.
Pesq: Internet